É muito provável que em algum momento da sua vida, você tenha ouvido alguém falar sobre o ecoturismo. A palavra soa de forma muito amigável e conhecida aos nossos ouvidos, no entanto, nem todas as pessoas sabem o que esse conceito de turismo significa ou até mesmo como praticá-lo.
De maneira geral, o ecoturismo é uma forma de turismo que busca promover a conservação da natureza e o respeito pelas comunidades locais, enquanto oferece experiências de viagem autênticas e enriquecedoras. Sua prática acontece em diversas regiões do país e como exemplo, não precisamos ir muito longe. O trabalho desenvolvido pelo Parque das Aves de Foz do Iguaçu é excelente e desempenha muito bem essa forma de turismo.
A partir dele, é possível viajar de forma sustentável, minimizando o impacto negativo no meio ambiente e nas culturas locais, e ao mesmo tempo contribuir para a conservação de sua biodiversidade e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades envolvidas. Também dito como uma forma de turismo responsável, o ecoturismo envolve atividades de lazer em ambientes naturais, com o objetivo de apreciar e aprender sobre a biodiversidade, os ecossistemas e as culturas locais.
Essa abordagem sustentável, promove a conservação dos recursos naturais e culturais, a educação ambiental, a sensibilização para o envolvimento das comunidades locais. A experiência, também se estende aos viajantes, permitindo que eles se conectem com a natureza, compreendam a importância de sua conservação e sejam agentes de mudança positiva em suas viagens.
Existe uma ampla gama de atividades que permitem essa interação, vamos citar algumas a seguir, para compreenderem como funciona na prática.
Trilhas e caminhadas: Essa é uma das atividades mais populares do ecoturismo. Caminhar pela mata, subir montanhas, atravessar rios e descobrir paisagens incríveis são algumas das maneiras de se conectar com a natureza de forma ativa, promovendo a saúde e o bem-estar, ao mesmo tempo em que se admira a beleza natural.
Observação de fauna e flora – Seja em parques nacionais, reservas naturais ou outras áreas protegidas, a observação de animais selvagens, aves, plantas e outros elementos da natureza pode ser uma experiência emocionante e educativa, que permite aos seus visitantes aprender sobre a importância da conservação da vida selvagem e seus ecossistemas.
Turismo de base comunitária: Essa forma de ecoturismo envolve a participação ativa das comunidades locais na gestão e operação do turismo. Isso permite que elas se beneficiem diretamente do turismo, através do desenvolvimento de atividades sustentáveis, como a venda de produtos artesanais, por exemplo.