A cada edição, o Festival das Cataratas busca ser um evento mais comprometido com a sustentabilidade. E com objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a importância da preservação ambiental, os organizadores do evento, juntamente com parceiros, lançaram em 2018 o “Movimento Junho Verde”.
Junho porque é o mês em que em que é celebrado internacionalmente o Meio Ambiente por meio de iniciativas socioambientais individuais e coletivas. Uma forma de causar impactos positivos no planeta. O turismo, como setor importante para a cidade de Foz de Iguaçu, reconhece no Festival o seu importante papel diante das questões ambientais.
Durante o mês, diversos estabelecimentos aderem à causa, iluminando de verde as suas fachadas. Foi possível observar o “novo visual” em hotéis, bares, restaurantes e empresas locais. Além da iluminação diferenciada, o Movimento Junho Verde conta com outras ações no Festival das Cataratas:
Principais ações desenvolvidas
• Entrega do Selo “Expositor + Sustentável” aos expositores que planejarem seus estandes seguindo princípios da sustentabilidade;
• Assinatura de uma carta de intenções pelos parceiros do evento se comprometendo a implementar ações ambientais em seus empreendimentos;
• Os materiais gráficos e de folheteria do evento são produzidos com materiais reciclados, assim como as bolsas distribuídas utilizam garrafa PET como matéria-prima.